quinta-feira, 7 de junho de 2012

Para refletir sobre a Rio+20



Com a proximidade da Rio+20 uma das matérias que mais me chamou atenção foi a matéria que Sônia Bridi fez para o Fantástico. Na matéria, a repórter mostra que em Kibera (no Quênia), que é considerada a maior favela do mundo, não há um sistema de esgoto, nem mesmo gás para fazer comida. Para cozinhar, a população precisa comprar lenha, carvão ou até mesmo queimar lixo. O projeto que a repórter mostrou é simples e promete resolver os dois problemas.
Foram instalados banheiros públicos que transformam os dejetos em gás, com biodigestores. As pessoas saem de lá com um balão enorme de gás (que funciona como um bujão).
Antes dos banheiros público as pessoas colocavam as fezes em sacos plásticos, davam nós e jogavam os sacos longe pelas janelas. Segundo uma entrevistada conta, muitas vezes ela foi atingida por um "voador" enquanto andava pela rua.
Fiquei pensando: o que realmente estamos fazendo para preservar o meio ambiente? O que eu estou fazendo? Uma única ação verdadeira já bastaria para começar. Estou separando o lixo? Estou demorando menos no banho? Estou deixando menos água nos copos bebendo tudo de que me sirvo? Tenho uma pequena horta nos vasos da minha casa ou mesmo no meu apartamento? Estou colocando no prato apenas o que como para evitar o desperdício? Uso as roupas mais vezes evitando lavá-las sem necessidade?
Vamos pensar juntos. A matéria, que tenho certeza te fará refletir e a agradecer a vida que vive, você vê aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário